Programas de Preparação para a Aposentadoria oferecem novas perspectivas para funcionários

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico RAM Revista de Administração MackenzieA aposentadoria deveria ser uma fase tranquila na vida da população brasielira, mas muitos aposentados optam por continuar trabalhando para complementar a renda, dado que grande parte recebe o valor do salário-mínimo vigente. Em um contexto de discussão sobre o envelhecimento da população, são criadas muitas incertezas sobre o futuro.

Nesse contexto, observa-se que muitas organizações públicas e privadas criaram os chamados Programas de Preparação para a Aposentaria (PPAs), que têm como objetivo apoiar os funcionários no momento de transição para a aposentadoria. A RAM – Revista de Administração publicou em sua primeira edição de 2023 (edição 24.1), um estudo que trata justamente dos efeitos dos PPAs nas organizações.

O estudo de Bernardinelli, Candido e Tonelli (2023), Neoliberalismo e envelhecimento ativo: O papel dos programas empresariais de preparação para aposentadoria tem como objetivo entender de que forma se dá a relação entre os PPAs e transformações que ocorrem no ambiente organizacional de empresas que estão alinhadas com o que os autores chamam de espírito capitalista neoliberal, considerando o estudo de Boltanski e Chiapello (2009) para a definição de novo espírito do capitalismo.

Ilustração vetorial de um senhor feliz sentado na poltrona e segurando uma bengala. Do lado uma luminária e no fundo dois quadros. Tons de laranja e azul.

Imagem: Pixabay.

A originalidade do estudo está no preenchimento de uma lacuna de pesquisa identificada com relação a estudos que avaliem os efeitos dos PPAs considerando perspectivas mais críticas e em contextos empresariais. O método utilizado consistiu em uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, analisando informações obtidas com funcionários de cinco consultorias que atuam na estruturação desses programas, e de duas empresas, que recentemente tiveram seus programas estruturados.

Os resultados indicam que os PPAs avaliados mostram resultados alinhados ao novo espírito do capitalismo, no sentido de adotarem uma concepção de envelhecimento ativo com foco em melhores condições de qualidade de vida à medida em que os funcionários vão envelhecendo. Ademais, foi possível identificar também que algumas empresas aderem a esses programas após terem problemas com a demissão de funcionários com mais idade, sendo que os PPAs podem funcionar também como um incentivo para trazer novas e melhores expectativas para os que estão em processo de envelhecimento.

Referências

BOLTANSKI, L. and CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009

Para ler o artigo, acesse

BERNARDINELLI, I., CANDIDO, S.E.A. and TONELLI, M.J. Neoliberalismo e envelhecimento ativo: O papel dos programas empresariais de preparação para aposentadoria. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2023, vol. 24, no. 1, eRAMG230168 [viewed 24 March 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG230168.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/KFh79CX6zpPbDF7ysRTH5vr/

Links externos

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/

RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870/

Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

Gilberto Perez – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications

Gilberto Perez – LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023

Vitória Silva – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Programas de Preparação para a Aposentadoria oferecem novas perspectivas para funcionários [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/03/24/programas-de-preparacao-para-a-aposentadoria-oferecem-novas-perspectivas-para-funcionarios/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation