O ensino brasileiro no contexto da inteligência artificial

Fellipe Silva Martins, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil. 

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil. 

Logo do periódico RAM - Revista de Administração Mackenzie

Uma das principais preocupações que surgiram após o avanço tecnológico proporcionado pela Indústria 4.0 foi a forma como o mercado de trabalho se adaptaria ao novo cenário de interações entre o homem e as máquinas. Inseguranças sobre o manuseio de uma nova ferramenta ou o receio de ter a eficiência comparada à de um equipamento são algumas das consequências perceptíveis ao longo do processo histórico quando se trata da incorporação de mais tecnologia ao processo produtivo. 

Para tanto, um dos aspectos que deve ser cada vez mais apurado no sentido de atenuar esse estranhamento inicial é o desenvolvimento de competências nos profissionais e nos estudantes universitários, a fim de que ambos estejam melhor preparados para lidar com um sistema cada vez mais conectado e ágil.

Nessa temática, a RAM. Revista de Administração Mackenzie publicou em sua edição 24.5 (setembro/outubro) um estudo que aborda as competências comportamentais em estudantes de engenharia no contexto da indústria 4.0. O artigo de Fernandes, Rodrigues e Antunes (2023), Capacitação comportamental de profissionais e estudantes de engenharia para a Indústria 4.0, tem como objetivo central apresentar meios de capacitação para profissionais e estudantes de engenharia, considerando o viés comportamental, a fim de que sejam observadas melhores formas de lidar com a tecnologia e demais características da indústria 4.0. 

Desenho de uma tela interativa azul com diversos botões. Um deles, onde está escrito "4.0", está sendo pressionado por uma mão humana.

Imagem: Pixabay.

O elemento de originalidade do artigo é o uso da Inteligência Artificial para o aperfeiçoamento da relação entre homem e máquina, avaliando os cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passando por conceitos como Design Thinking (Brown, 2010), foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de entrevistas com dirigentes da mencionada universidade.

Os resultados, em linhas gerais, indicam que os profissionais de engenharia treinam a análise crítica e a tomada de decisão, ao passo que a máquina processa informações e simula. Já os cursos de graduação em engenharia apresentaram moderada evidência quanto a qualificação dos estudantes em comunicação técnica, domínio oral e escrita, baixa evidência quanto à qualificação referente à inteligência emocional, à tomada de decisão e à relação com o cliente. 

Também não foi possível identificar evidências acerca da capacitação dos estudantes no que se refere à autogestão, empreendedorismo e modelo de negócios. Os resultados da pesquisa podem abrir espaço ao debate sobre a forma pela qual a adaptação à tecnologia está presente no ensino das universidades brasileiras.

Referências

BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Elsevier, Alta Books, 2010.

Para ler o artigo, acesse

FERNANDES, M.Â.S., RODRIGUES, R.C. and ANTUNES, A.M.S. Capacitação comportamental de profissionais e estudantes de engenharia para a Indústria 4.0. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2023, vol. 24, no. 5, pp. 1–30 [viewed 26 October 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR230084.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/r3yfqpgBh5gxq3xcSdsZLBL/ 

Links externos

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/

RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

Universidade Presbiteriana Mackenzie: Facebook

Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

Felipe Silva Martins: Research Gate | LinkedIn 

Vitória Silva: Research Gate 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MARTINS, F.S. and SILVA, V.B.S. O ensino brasileiro no contexto da inteligência artificial [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/26/o-ensino-brasileiro-no-contexto-da-inteligencia-artificial/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation