Suzana dos Santos Gomes, Editora chefe da Revista Educação em Revista, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – FaE/UFMG, Diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Apresento aqui a entrevista com o editor-chefe da Educação em Revista (EDUR): Eucidio Pimenta Arruda, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Programa de Pós-Graduação em Educação. O professor apresenta a sua trajetória na EDUR, bem como os desafios presentes e futuros para a manutenção da qualidade e gratuidade.
[SUZANA DOS SANTOS GOMES – SSG] Gostaríamos que começasse falando a respeito do histórico do periódico. Quando a Educação em Revista foi de fato concebida e como o trabalho do periódico tem evoluído ao longo dos últimos anos?
[EUCIDIO PIMENTA ARRUDA – EPA] A Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Foi criada em 1985, inicialmente com edição semestral, posteriormente com edições trimestrais e quadrimestrais. Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos.
Em 2021, a Educação em Revista, em um movimento de vanguarda na área de publicações científicas brasileiras em Educação, passou a adotar em sua política editorial a aceitação de preprints, a disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e a abertura do processo de peer review, em consonância com a Ciência Aberta. Atualmente a Revista encontra-se em um movimento intenso de internacionalização, com a publicação de todos os artigos traduzidos para a língua inglesa.
[SSG] E quem são as pessoas responsáveis por todo este trabalho? Como é organizada a equipe editorial da Educação em Revista?
[EPA] A Educação em Revista possui equipe técnica com formação continuada em editoração científica. Possui uma funcionária permanente que realiza as atividades de gestão administrativa da Revista. Existem três editores-chefe que acompanham todo o processo de editoração acadêmica da revista. Há ao menos 11 editores adjuntos que atuam na interlocução entre autores e avaliadores. Existem iniciativas de formação continuada da equipe, visando a melhoria contínua dos fluxos e processos de trabalho editoriais.
[SSG] Qual tem sido a missão do periódico desde sua concepção?
[EPA] Temos como missão contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
A revista publica em português, inglês e/ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.
[SSG] Considerando os aspectos destacados, quais são os principais fatores que contribuem para a excelência da Educação em Revista tanto a nível nacional quanto internacional?
[EPA] Nossa equipe técnica e acadêmica é altamente qualificada e profissional, com tempos de trabalho dedicados exclusivamente à revista, além do fato de que a gestão acadêmica do periódico é altamente qualificada, com vistas a garantir excelência na avaliação e publicação de artigos com alto impacto na comunidade científica. Atualmente, nossa sustentabilidade financeira é garantida pela gestão da equipe editorial e pelo financiamento do Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio de cessão de funcionários para atuar na Educação em Revista. Tudo isso, soma-se à experiência de 39 anos na edição e publicação de artigos científicos de alta relevância nacional e internacional.
[SSG] A respeito da sustentabilidade financeira mencionada, poderia fornecer mais detalhes sobre as estratégias específicas que a Educação em Revista tem implementado para assegurar sua continuidade como uma publicação gratuita e de acesso aberto?
[EPA] Desde 2019, Educação em Revista encontra-se em um processo de reestruturação de todo o seu processo de gestão, com objetivo reduzir custos e garantir melhor sustentabilidade financeira.
Adotamos a utilização de templates/modelos de diagramação dos artigos, reorganizamos os fluxos de trabalho editorial e estamos em um processo de implementação de nova organização do trabalho de editores e equipe técnica com vistas à diminuição de custos.
Este movimento se fez necessário em função de um contexto nacional e internacional de redução intensa de investimento na produção científica.
Busca-se com estas ações garantir que a Educação em Revista permaneça sendo uma publicação gratuita e aberta para autores e leitores.
A participação em editais de financiamento de agências como CNPq e FAPEMIG são importantes, mas não garantem regularidade de financiamento.
[SSG] Em se tratando do processo de publicação da Educação em Revista, quanto tempo, em média, leva desde o envio de um manuscrito até sua publicação?
[EPA] O tempo médio de recepção, avaliação e publicação de manuscritos no periódico é de aproximadamente 07 meses.
[SSG] De que maneira a Educação em Revista tem lidado com as novas tendências editoriais nacionais e internacionais, como a Ciência Aberta e o multilinguismo?
Educação em Revista se posiciona como um periódico aberto às inovações editoriais, buscando incorporar as tendências nacionais e internacionais, tais como a Ciência Aberta, a tradução de 100% de seus manuscritos para a língua inglesa e a incorporação de práticas profissionais no processo de gestão editorial.
[SSG] Quais são os planos em andamento para expandir a presença internacional do periódico e aumentar sua visibilidade?
[EPA] Educação em Revista encontra-se em uma ação intensiva de internacionalização. Desde 2021, todos os artigos publicados em língua portuguesa ou espanhola são traduzidos para o idioma inglês, permitindo a ampliação de seu público de leitores, bem como permitir maior interlocução de autores da América do Sul com autores e leitores com domínio da língua inglesa.
Estamos em fase de avaliação dos indexadores Scopus e Web of Science, com vista a ampliarmos as bases de divulgação da revista.
Espera-se, com estas ações, que a revista tenha impacto global em termos de qualidade e divulgação científica.
Sobre o entrevistado
Eucidio Pimenta Arruda possui experiência em políticas públicas educacionais na área de Tecnologias Digitais e Educação a Distância. Atua como editor-chefe da Educação em Revista desde 2019. Possui pesquisas na área de Inteligência Artificial, Educação e Formação de Professores.
Semana Especial Educação em Revista
- Contribuições da Educação em Revista para o avanço da Ciência Aberta no Brasil
- Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor
- Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena
- Práticas pedagógicas para a permanência estudantil
- Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?
- Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações
- A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia
- Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas
Links externos
Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/
Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários