Cadernos EBAPE.BR abre chamada de trabalhos em gestão pública

Cadernos EBAPE.BRPor Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Cecília Olivieri e Marco Antonio Carvalho Teixeira

O desenvolvimento recente da gestão pública tem experimentado inovações e reformas as quais, com sentidos, pressupostos e diagnósticos variados, têm procurado enfrentar os desafios que as novas condições sociais, econômicas (inclusive fiscais) e políticas têm colocado. Três campos têm experimentado mudanças institucionais e de gestão, frequentemente sobrepostos, que apontam novas possibilidades e também reiteram problemas persistentes.

O primeiro tem a ver com a relação entre democracia e gestão. De um lado, desde a Constituição de 1988 e ao longo do processo de consolidação democrática, um conjunto de inovações institucionais e políticas têm procurado democratizar a gestão pública. Além de discutir e fazer um balanço dos limites e avanços dessas inovações, pretende-se, aqui, contribuir para o debate acerca dos desafios para incorporar um conjunto de novas demandas e de novas formas de organização, construção e vocalização de demandas, como o ciberativismo, diferentes tipos de movimentos culturais que expressam posições políticas, ainda que não constituam organizações políticas, no sentido tradicional, demandas por reconhecimento, entre outros.

O segundo tem a ver com a eficiência. Diferentes tipos de diagnósticos, a partir de diferentes matrizes teóricas e ideológicas, apontam uma perda da eficiência da capacidade do Estado, seja em termos institucionais – o modelo burocrático, seu suposto insulamento, rigidez e incapacidade de coordenar uma sociedade cada vez mais complexa – seja em termos de gestão – problemas do tipo agente x principal, falta de incentivos adequados, baixa capacidade e formação, ausência de controle público, entre outros.

O terceiro eixo tem a ver com a accountability, ou seja, o quanto o Estado e seus agentes são passíveis de prestar contas de seus atos aos cidadãos e/ou a outros poderes e agências de controle. Vive-se um mal-estar nas democracias contemporâneas – e o Brasil seguramente não é exceção – sobre a opacidade do Estado e das decisões e o quanto ele seria prisioneiro de interesses particularistas, do patrimonialismo e da corrupção.

Cadernos EBAPE.BR é um periódico online publicado no Rio de Janeiro, Brasil, pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas), de livre acesso <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/index ou http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3951&lng=pt&nrm=iso>. Todos os trabalhos aprovados serão publicados no idioma original. O Cadernos EBAPE.BR é classificado pelo Qualis Capes como B1.

Os autores devem seguir as instruções para a submissão fornecidas pelos Cadernos EBAPE.BR, a partir do site próprio do periódico <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/pages/view/normas> ou da página do periódico no SciELO <http://www.scielo.br/revistas/cebape/pinstruc.htm>. A submissão deverá ser realizada a partir de: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/login>, com cadastro de autor, caso não possua.

 

Prazo final para as submissões: 31 de Julho de 2014

Idiomas aceitos: artigos em português, inglês, espanhol e francês

Editores Convidados:

Bruno Lazzarotti Diniz Costa
bruno.diniz@fjp.mg.gov.br
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Sociologia e doutor em Sociologia e Política pela UFMG. Professor e pesquisador pleno III na Fundação João Pinheiro.

Cecília Olivieri
cecilia.olivieri@usp.br
Graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência Política pela USP e doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Professora no curso de Gestão de Políticas Públicas da USP.

Marco Antonio Carvalho Teixeira
marco.teixeira@fgv.br
Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre e doutor em Ciência Política pela PUC-SP. Professor e pesquisador no Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

 

Observações:

Especificar no campo ‘COMENTÁRIOS DO AUTOR’ (final da página – 1ª etapa da submissão) que o seu artigo é para o Número Temático: “Desafios contemporâneos para a gestão pública: participação, eficiência e eficiência”.

Questões específicas referentes ao número especial devem ser encaminhadas diretamente para os editores convidados.

 

Publicado originalmente em:
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/announcement/view/53

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Cadernos EBAPE.BR abre chamada de trabalhos em gestão pública [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2014 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/05/25/cadernos-ebape-br-abre-chamada-de-trabalhos-em-gestao-publica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation