Núcleo de Estudos de Gênero Pagu comemora 20 anos com Seminário Internacional

Repensando Gênero e Feminismos – Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – 2014

Por Adriana Piscitelli, Carolina Branco e Gabrielle Adabo

divulgação 03_09_2014-1A partir da década de 90 no Brasil, o campo dos estudos de gênero, sexualidade e feminismos passa por uma renovação de interesses temáticos e maneiras de consolidar-se/institucionalizar-se. Esta dinâmica passa pela fundação de núcleos de pesquisa em universidades a e criação de periódicos e revistas importantes nestas áreas no país. Criado em 1993, o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp foi resultado do trabalho de pesquisadoras inseridas em diversas áreas do conhecimento que buscavam dialogar com as teorias feministas e de gênero,em sua articulação com outras categorias de diferenciações que permeiam diversas áreas do social. Entre as publicações realizadas pelo Pagu, se destaca o cadernos pagu, periódico semestral composto por artigos científicos, entrevistas e resenhas. Também criado em 1993, é hoje uma das mais importantes publicações na área de estudos de gênero do País.

Para comemorar os 20 anos de atuação do Núcleo, organizamos o seminário Repensando gênero e feminismos. O debate reunirá pesquisadores do Pagu, de diversas universidades do País e do exterior para discutir questões relevantes para os feminismos contemporâneos, considerando como gênero, na intersecção com outras categorias de diferenciação, permeia problemáticas como tráfico de pessoas, mídia, sexualidades, cuidado, trabalho, ciência e tecnologia, entre outras.

O evento acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de setembro no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, também será transmitido ao vivo pela internet pelo site http://socializandosaberes.net.br. Os internautas poderão participar enviando questões aos palestrantes e compartilhando conteúdo nas redes sociais com a hashtag #20anospagu.

Links relacionados:

Cadernos Pagu – <http://www.scielo.br/cpa/>

Curta nossa Fan Page no Facebook: Pagu- Núcleo de Estudos de Gênero

Twitter: @pagudiversidade

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Núcleo de Estudos de Gênero Pagu comemora 20 anos com Seminário Internacional [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2014 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/09/04/nucleo-de-estudos-de-genero-pagu-comemora-20-anos-com-seminario-internacional/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation