Ambiente & Sociedade por dentro: assim funciona o periódico líder na temática socioambiental no Brasil

Nicolas Luis Bujak, Assessoria editorial, São Paulo, SP, Brasil

Amanda Martins Jacob é secretária editorial da Ambiente & Sociedade, responde pelas etapas de editoração e produção dos artigos aprovados para publicação e pela supervisão operacional das avaliações por pares dos manuscritos submetidos ao periódico, incluindo o suporte ao corpo editorial e sistema SciELO ScholarOne.

Izabela Penha de Oliveira Santos integra a equipe da secretaria editorial da Ambiente & Sociedade, atua no contato direto com os autores, por meio do e-mail e do SciELO; orienta e organiza a etapa de pré-análise (Desk Review); e, também, dá apoio às demais demandas.

Nicolas Bujak faz parte da secretaria editorial do periódico. Ele coordena a primeira etapa de avaliação de artigos e atua na área de comunicação e divulgação, principalmente por meio do mailing list e da página de Facebook.

No vídeo, Martins, Santos e Bujak comentam como é o funcionamento de Ambiente & Sociedade por dentro. Destacam as mudanças que o periódico teve, trazendo alguns números que dão noção ao leitor do crescimento ao longo do tempo. Um exemplo são os mais de 35 mil seguidores na página do Facebook. As notícias são publicadas em três idiomas português, inglês e espanhol, fundamental para aumentar o público do periódico e fomentar a internacionalização: cada publicação é curtida e/ou compartilhada por milhares de pessoas de toda a América Latina, os Estados Unidos, a Espanha, Portugal, entre outros países.

Do ano de 2017 para o ano de 2018, espera-se um aumento na submissão de artigos de aproximadamente 20%. Da mesma forma, ano após ano tem-se aumentado o número de membros do corpo editorial e de avaliadores externos proporcionando a profissionalização da equipe. As métricas cada vez mais altas são mais uma testemunha da evolução do periódico que se consolida como líder latino-americana em temáticas socioambientais, notadamente devido a seu perfil interdisciplinar, conforme dados da Scimago Journal Rank (SJR).

De acordo com Jacobi, Fracalanza e Giatti (2017), “ao longo dos anos, o Conselho Editorial tem dado um importante apoio para que o periódico fortalecesse a área de conhecimento junto a um público cada vez mais amplo e diversificado. A colaboração de tantas pessoas tem tornado Ambiente & Sociedade, um periódico que se concretiza por uma dinâmica colaborativa, em tempos em que os recursos para publicações diminuem, e aumenta o volume de artigos recebidos, fruto do crescente reconhecimento pelos pesquisadores.

Cabe ressaltar que a utilização do sistema SciELO Scholar One, auxilia no processo editorial e na publicação dos artigos e volumes, contribuindo para comunicação e divulgação de Ambiente & Sociedade.

Os assessores editoriais enfatizam no vídeo abaixo como se compõe a equipe editorial, destacando a diversidade de funções que cada posição tem, e a importância de cada uma delas. Da mesma forma, são consideradas todas as etapas de avaliação, visando dar completa transparência ao processo de peer-review.

Confira a seguir o vídeo da equipe da secretaria editorial de Ambiente & Sociedade.

Referência

JACOBI, P. R., FRACALANZA, A. P. and GIATTI, L. L. 20 years of Ambiente & Sociedade. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.i-ii. ISSN 1414-753X. [viewed 27 August 2018]. DOI: 10.1590/1809-4422asoceditorialv2012017. Available from: http://ref.scielo.org/nk7s4d

Link externo

Ambiente & Sociedade – ASOC: www.scielo.br/asoc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BUJAK, N. L. Ambiente & Sociedade por dentro: assim funciona o periódico líder na temática socioambiental no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/08/30/ambiente-sociedade-por-dentro-assim-funciona-o-periodico-lider-na-tematica-socioambiental-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation