Você tem fome de quê? Comida tem história!

Regina Horta Duarte, Editora-chefe de Varia Historia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

José Newton Coelho Meneses

José Newton Coelho Meneses

José Newton Coelho Meneses é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, diretor do Centro de Estudos Mineiros da FAFICH/UFMG, líder de grupo de pesquisa Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio. Suas pesquisas enfatizam a História de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, com destaque para a história cultural da alimentação, economia e população, manuais técnicos para o mundo rural e circulação de textos técnicos de agricultura nos séculos XVIII e XIX, ofícios mecânicos, elementos materiais da cultura e interpretação do patrimônio cultural. É autor dos livros O continente rústico. Abastecimento alimentar nas Minas Gerais setecentistas (2000), História e turismo cultural (2004), Uma história da veterinária. Exercício e aprendizagem de ferradores, alveitares e veterinários em Minas Gerais e a Escola de Veterinária da UFMG – 80 anos (2012), Artes fabris e ofícios banais. O controle dos ofícios mecânicos pelas Câmaras de Lisboa e das Vilas de Minas Gerias (1750-1808) (2014), além de artigos em periódicos científicos e capítulos em coletâneas.

Ele é o organizador do dossiê “Culturas alimentares, práticas e artefatos”, publicado na Varia Historia 58 (janeiro/abril 2016).

O dossiê é composto por quatro artigos originais de reconhecidos pesquisadores da área (Leila Algranti, da Unicamp; Gregório Saldarriaga, da Universidad de Antioquia UdeA; Marjolaine Carles, L’École des Hautes Études en Sciences Sociales: e Maria Aparecida M. Borrego do Museu Paulista, USP). Aparatos materiais, alimentos e simbologias que gravitam em torno do ato de comer evidenciam como a alimentação, além de ser uma necessidade fisiológica, é também uma invenção social constante.

Assista à entrevista concedida pelo professor à Debora Andrade de Castro Cunha, aluna do curso de graduação em História da UFMG e membro da Equipe Varia Historia. A entrevista foi realizada na sala da Varia Historia, na UFMG, em Belo Horizonte, no dia 2 de fevereiro de 2016. Nela, o professor comenta a proposta do dossiê e sua contribuição para as discussões historiográficas contemporâneas, argumentando ainda como os historiadores precisam valorizar as dimensões biológicas e materiais da existência. O vídeo integra no Canal Varia Historia, no YouTube.

Para ler o artigo, acesse

MENESES, J. N. C. Apresentação: Culturas alimentares, práticas e artefatos. Varia hist.[online]. 2016, vol.32, n.58, pp. 15-20. [viewed 23th February 2016]. ISSN 1982-4343. DOI: 10.1590/0104-87752016000100002. Available from: http://ref.scielo.org/43kvwy

Links externos

Varia Historia – VH – www.scielo.br/vh

Canal Varia Historia YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCD4EbWEXNyTAirlemvy3UPw

 

Sobre Regina Horta Duarte

foto_HortaRegina Horta Duarte é professora Titular de História da Universidade Federal de Minas Gerais, e pesquisadora nível 1 A do CNPq. Foi editora chefe da Revista Brasileira de História (2006-2007). Em 2008, ocupou vaga de Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Participou da fundação da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), e foi eleita para a primeira Junta Diretiva. Permaneceu na Junta Diretiva dessa entidade como editora-chefe da revista Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC), publicação científica inaugurada em 2011 até setembro de 2014. Em abril de 2013, atuou como Visiting Reseach Professor na University of Texas at Austin. É Editora Chefe da revista Varia Historia desde janeiro de 2015. Publicou os livros “A Imagem Rebelde”(1991), Noites Circentes (1995), História e Natureza (2005), Biologia Militante (2010), e tem no prelo o livro Activist Biology, que será publicado este ano nos EUA. Publicou em periódicos de importância como Latin American Research Review, Journal of Latin American Research, Environmental and History, ISIS, Luso-Brazilian Review, Global Environmental, entre outros.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DUARTE, R. H. Você tem fome de quê? Comida tem história! [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/03/04/voce-tem-fome-de-que-comida-tem-historia/

 

One Thought on “Você tem fome de quê? Comida tem história!

  1. Pingback: Periódicos UFMG | Culturas alimentares, práticas e artefatos revista Varia Historia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation