Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Nesse ano de 2022, espera-se que o tema do Bicentenário da Independência do Brasil mobilize o país.
Conscientes de que o marco deve promover uma profunda reflexão, é que historiadoras e historiadores se unem na tarefa do presente site com uma missão: falar dos 200 anos a partir de uma permanente reflexão sobre o nosso conflitivo processo de formação do Brasil até os dias de hoje. Isso tudo justifica adotarmos a expressão Independências, no plural. Diversos projetos de nação, diversidade de agentes sociais, e igualmente diversas histórias sensíveis de afirmação e silenciamentos foram produzidas nesses 200 anos.
Assim que apresentamos o Blog das Independências, espaço em que as/os leitoras e leitores terão todas as semanas (de março a setembro), um texto escrito por algum/a especialista, em linguagem simples, buscando oferecer a um público amplo uma reflexão sobre os mais diversos temas. Também estão congregados aqui dezenas de posts lançados pelo Ah! ANPUH, uma iniciativa de divulgação acadêmica sobre a Independência que foi ao ar no ano de 2021 no Instagram da ANPUH. Igualmente notícias sobre os debates e eventos que ocorrerão em todo o país sobre o Bicentenário.
Fruto de uma parceria da Associação Nacional de História – ANPUH, com a Revista Almanack (http://www.scielo.br/alm) e da Sociedade de Estudos do Oitocentos (https://www.seo.org.br/), esse espaço é para você, interessada/o em História. Inscreva-se, comente e compartilhe!
Link(s)
Blog do Bicentenário 2022: https://bicentenario2022.com.br/
Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.
Facebook: @RevistaAlmanack
Instagram: @revista.almanack
Twitter: @RevistaAlmanack
YouTube: @RevistaAlmanack
Revista Almanack – ALM: https://www.scielo.br/j/alm/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários