A força da longevidade em plena pandemia da covid-19

Francisco Luciano Pontes Júnior, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Laboratório de Fisiologia do Exercício e Envelhecimento (LaFEE-EACH/USP), São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigo Villar, University of Manitoba, Faculty of Kinesiology and Recreation Management, Cardiorespiratory & Physiology of Exercise Research Laboratory, Winnipeg, MB, Canada.

André Baía, Jornalista, bacharel em Jornalismo pela Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU), especialista em Fact Checking pelo Knight Center – University of Texas at Austin, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia A pandemia da covid-19 afetou toda a população ao redor do planeta, em especial as pessoas idosas, que, além do isolamento social, tiveram redução da sua já limitada mobilidade. Mas, o que poderia ser feito para atenuar essa situação e evitar o agravamento do estado físico e psíquico desse grupo?

Partindo desse princípio, uma equipe de pesquisadores liderada pelo pesquisador Francisco Luciano Pontes Júnior, coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Envelhecimento da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (LaFE-EACH/USP) em associação com o Pesquisador Rodrigo Villar da Universidade de Manitoba, da Faculdade de Cinesiologia e Gestão da Recreação, Laboratório de Pesquisa Cardiorrespiratória e Fisiologia do Exercício (Winnipeg, MB, Canada), conduziram um programa de treinamento físico remoto em ambiente domiciliar com 29 indivíduos idosos  para avaliar a capacidade funcional e a solidão.

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cujo título é: Efeitos de um programa de exercícios remoto em ambiente domiciliar na capacidade funcional e na percepção de solidão em idosos socialmente isolados durante a covid-19 (2022; 25(6): 220073).

Os indivíduos foram distribuídos por sorteio em dois grupos. Parte deles concentrou-se no grupo controle (GC= 14), não praticante de atividade física, e a outra, no grupo de exercício em ambiente domiciliar (GEAD=15). Durante o período de oito semanas, o GEAD executou um programa de agachamento (sentar e levantar da cadeira) proposto pelos pesquisadores, com o objetivo de determinar o seu efeito na capacidade funcional e na percepção de solidão dos integrantes desse grupo, que estava socialmente isolado durante a pandemia da covid-19.

Foto. Homem idoso sentado em uma bola de ginástica na sala de estar, levantando pesos e olhando para a tela do notebook.

Imagem: Freepik.

Os grupos GC e GEAD realizaram três tipos de testes e responderam a uma pesquisa sobre percepção da solidão (autoavaliação). Um desses testes foi o teste de sentar e levantar de cadeira (TSL), que avalia a resistência de força muscular dos membros inferiores. O outro foi o teste de velocidade da marcha (TVM), destinado a avaliar atributos do estado geral de saúde e como fator prognóstico para risco de quedas em pacientes geriátricos. Por último, o teste Timed Up and Go (TUG) foi utilizado para avaliar o equilíbrio dinâmico, agilidade e mobilidade funcional dos idosos.

Além dos testes, os pesquisadores aplicaram o questionário da Universidade da California em Los Angeles (UCLA) destinado a avaliar aspectos de saúde mental, indicando o nível de solidão dos idosos durante o período de pandemia da covid-19, tudo sob supervisão online por parte dos profissionais.

Os principais resultados mostraram que um programa de treinamento físico simples, de fácil execução, de baixo custo, sem equipamentos e de curta duração, como o que foi aplicado nesse estudo, melhorou a resistência muscular, bem como a agilidade e capacidade funcional dos idosos em isolamento social, entre outros benefícios. No entanto, foi observada a redução na agilidade e capacidade funcional no grupo sedentário (grupo de controle – GC) após 8 semanas, desde o início desse estudo. Embora o resultado das atividades físicas tenha sido positivo, o mesmo efeito não foi possível no que se refere ao sentimento de solidão provocado pelo isolamento social, com base nas respostas do questionário aplicado.

É possível concluir que os benefícios resultantes do treinamento físico estabelecido pela equipe de pesquisadores e executado pelos indivíduos idosos são notórios, uma vez que o impacto do envelhecimento sobre as pessoas pode vir a ser amenizado, promovendo assim melhor qualidade de vida.

Referências

FRAGALA, M.S., et al. Resistance training for older adults: position statement from the national strength and conditioning association. J Strength Cond Res. [online]. 2019, vol. 33, no. 8, pp. 2019-2052 [viewed 22 December 2022]. https://doi.org/10.1519/jsc.0000000000003230. Available from: https://journals.lww.com/nsca-jscr/Fulltext/2019/08000/Resistance_Training_for_Older_Adults__Position.1.aspx

FUJITA, E., et al. Effects of Body-weight Squat Training on Muscular Size, Strength and Balance Ability in Physically Frail Older Adults. Int. J. Sport Heal. Sci. [online]. 2016, vol. 14, pp. 21–30 [viewed 22 December 2022]. https://doi.org/10.5432/ijshs.201504. Available from: https://www.jstage.jst.go.jp/article/ijshs/14/0/14_201504/_article

YI, D. and YIM, J. Remote Home-Based Exercise Program to Improve the Mental State, Balance, and Physical Function and Prevent Falls in Adults Aged 65 Years and Older During the covid-19 Pandemic in Seoul, Korea. Med Sci Monit [online]. 2021, vol. 27, e935496. https://doi.org/10.12659/msm.935496. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34930888/

Para ler o artigo, acesse

PONTES JÚNIOR, F.L., et al. Efeitos de um programa de exercícios remoto em ambiente domiciliar na capacidade funcional e a percepção da solidão em idosos socialmente isolados durante a covid-19. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2022, vol. 25, no. 6, e220073 [viewed 22 December 2022]. https://doi.org/10.1590/1981-22562022025.220073.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/PSgTFCsWpv3rLpbwnpF5HPM/

Links externos

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – RBGG: https://www.scielo.br/rbgg/

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – site: https://www.rbgg.com.br

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP): http://www5.each.usp.br/

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Redes Sociais: Twitter | Facebook | Instagram

Luciano Pontes: Instagram | ResearchGate

Rodrigo Villar: LinkedIn | ResearchGate | University of Manitoba

André Baía: LinkedIn

 

Sobre Francisco Luciano Pontes Júnior

Francisco Luciano Pontes Júnior é Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e coordenador-, Laboratório de Fisiologia do Exercício e Envelhecimento LaFEE-EACH/USP. Pesquisador das seguintes temáticas: Fisiologia do exercício com ênfase no envelhecimento, doenças cardiovasculares e comorbidades associadas. Lattes | Orcid

Sobre Rodrigo Villar

Rodrigo Villar is Professor of University of Manitoba, Faculty of Kinesiology and Recreation Management, Cardiorespiratory & Physiology of Exercise Research Laboratory. Winnipeg, MB, Canada.  Research focuses on Effects of aging and chronic disease on the integrative cardiovascular and respiratory responses to exercise. Orcid

Sobre André Baía

André Baía é Jornalista profissional (Mtb 2447/PE), bacharel em Jornalismo pela UNIFMU e especialista em Fact Checking pelo Knight Center, da University of Texas at Austin. São Paulo, SP, Brasil.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PONTES JÚNIOR, F.L., VILLAR, R. and BAÍA, A. A força da longevidade em plena pandemia da covid-19 [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/12/22/a-forca-da-longevidade-em-plena-pandemia-da-covid-19/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation