Construção de brinquedos orienta elaboração de novas técnicas etnográficas de pesquisa com crianças

Flávia Martinelli Ferreira, professora no Instituto Superior de Educação Física, Universidad de la República, Paysandú, Uruguay.

Ingrid Dittrich Wiggers, professora na Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Os estudos da infância e as pesquisas com crianças têm se tornado cada vez mais presentes no campo científico em nível nacional e internacional. Sendo assim, as crianças têm contribuído para a compreensão de diferentes temas que circunscrevem o campo da educação. A pesquisa publicada na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, intitulada “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças, destaca a necessidade de considerar as especificidades da infância, especialmente em contextos do hemisfério sul.

Com o intuito de contribuir com o debate, organizamos nesse artigo reflexões sobre questões metodológicas nas pesquisas com crianças. Apresentamos no artigo uma etnografia realizada com crianças de 6 anos na cidade de Campinas–SP, Brasil. A pesquisa etnográfica envolveu observações, conversas, produção de desenhos e, de maneira inovadora, a confecção de brinquedos voadores. Estas técnicas de pesquisa ainda são pouco utilizadas em pesquisas no âmbito nacional. 

A construção de brinquedos com as crianças foi uma técnica de pesquisa combinada com a observação que proporcionou amplos resultados positivos na compreensão das crianças sobre sua vida cotidiana ao longo da pesquisa. Durante as aulas de educação física, elas experimentaram a construção de diferentes brinquedos voadores: aviões de papel, pipas feitas de jornal (capuchetas) e paraquedas feitos de sacos plásticos. 

Menina de costas, usando tênis preto, calça azul marinho e blusa de manga longa branca e cinza, se apoia em uma árvore com a mão esquerda para subir um degrau. Mais adiante, uma menina vestindo agasalho rosa e touca de crochê lilás caminha em direção a uma escola visível ao fundo da fotografia.

Imagem: arquivo pessoal das autoras.

Conforme pretendemos demonstrar, os pesquisadores precisam ser assimilados pelas crianças durante a pesquisa de campo. Nesse caso, o episódio de construção de aviões foi o início de um reconhecimento mais próximo das crianças, menos vinculado ao universo adulto ou com ações que espelhavam as dos professores. Isso ocorreu porque a pesquisadora abandonou seu caderno de campo naquele momento para sentar-se na quadra e ajudá-los com a reformulação dos aviões que não estavam voando bem.

Os detalhes da pesquisa são narrados no decorrer do artigo em espanhol. Essa decisão foi tomada com o intuito de divulgá-lo também em países como a Argentina, a Colômbia ou o Uruguai. Diferentemente do Brasil, nestes países os estudos sobre a infância são mais incipientes e estão começando a produzir seus primeiros frutos. Esperamos desta maneira contribuir com a divulgação da pesquisa realizada no Brasil, expandindo sua compreensão a outros países do hemisfério sul.

Para ler o artigo, acesse

FERREIRA, F.M. AND WIGGERS, I.D. “Es que conozco uno diferente, que vuela más”: la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2023, vol. 104, e5712 [viewed 13 March 2024]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/GDYG7Zd6CbbcPH86cdYrnzs/

Links externos

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/rbeped/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – Site: http://rbep.inep.gov.br/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos — Instagram: https://www.instagram.com/rbep_inep/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos — Twitter: https://twitter.com/rbep_inep

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FERREIRA, F.M., WIGGERS, I.D. Construção de brinquedos orienta elaboração de novas técnicas etnográficas de pesquisa com crianças [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/03/13/construcao-de-brinquedos-orienta-elaboracao-de-novas-tecnicas-etnograficas-de-pesquisa-com-criancas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation