Alessandra Arce Hai, Professora universitária, pesquisadora, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
Vânia Almeida Neris, Professora universitária, pesquisadora, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
O texto Apresentação | Tecnologia e educação: ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional na educação de crianças de 4 a 10 anos, publicado nos Cadernos Cedes (vol. 43, no. 120), apresenta um conjunto de artigos que formam o número temático, que procura ampliar a discussão sobre trabalhos com crianças que as tornem coprodutoras de tecnologia, que as levem a se relacionar com o mundo tecnológico não somente como meras consumidoras e replicadoras, mas de forma consciente e ativa.
Em fevereiro do ano corrente, na página do G1, uma reportagem intitulada “Crianças e adolescentes no celular: uso exagerado afeta o cérebro e a concentração; veja o que fazer” (PAGNO, 2023) faz um alerta a respeito do impacto deste uso para o desenvolvimento do cérebro das crianças. O texto destaca que os estímulos rápidos ofertados pelos celulares, que envolvem curtidas, por exemplo, liberam a dopamina, substância que dá uma sensação de bem-estar e que leva ao longo do tempo a uma dependência.
Segundo o texto, quando pensamos em crianças cujo cérebro está em processo intenso de formação, esses estímulos rápidos acabam moldando o cérebro e dificultando a capacidade de concentração. O que mais experienciamos em nossas vidas acaba moldando nosso cérebro. Mas este alerta presente na reportagem não é novo e soma-se a um conjunto de trabalhos e pesquisas que já vem ocorrendo no Brasil e fora daqui.
Em 2016, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou o manual “Saúde de crianças e adolescentes na Era Digital: manual de orientações”. Esse material, calcado em pesquisas científicas, procura esclarecer e alertar cuidadores e cuidadoras de crianças e, também, professores e professoras sobre os perigos e desafios que o uso de aparelhos como celular, tablets, computadores e das mídias sociais escondem. Em 2019, Michel Dermurget, neurocientista francês, lançou na França o livro ”La fabrique du crétin digital”. Nessa obra, o autor procura desmitologizar o uso dos aparatos eletrônicos acima apresentados como grandes impulsionadores do desenvolvimento infantil. O autor indica o contrário, o uso excessivo desses aparatos afeta o desenvolvimento do cérebro de nossas crianças de forma muitas vezes negativa.
Não podemos mais negar a presença das mídias digitais e dos aparatos digitais na vida de nossas crianças. Também não se pode mais negar que a exposição cotidiana prolongada a todos esses aparatos afeta o desenvolvimento cerebral de nossas crianças do ponto de vista intelectual, social, emocional e corporal. Fica então a grande questão para nós educadores e educadoras de crianças: Como incorporar de fato a tecnologia em sala de aula, aproveitando de seus benefícios, sem replicar o mero papel de usuários e consumidores passivos para as crianças?
Esta questão é o ponto de partida trabalhado nos vários textos do número temático dos Cadernos Cedes. Mais do que debater sobre o assunto, apresenta-se o “como” e “o que” pode ser feito, seja em escolas ou outros espaços educativos para cultivar crianças produtoras de tecnologia. As autoras e os autores aqui reunidos partindo de caminhos diversos trazem um olhar multidisciplinar para a questão. Procurando ampliar campos de aprendizagem científica tendo a computação, o pensamento computacional como uma ferramenta poderosa para criar, resolver problemas, desenvolver intelectualmente as crianças, tornar igualitária e equânime a participação de gênero, olhando atentamente para as questões étnico raciais.
Para ampliar a discussão sobre a influência e o impacto das telas no cotidiano das crianças, ouça o podcast de Vânia Almeida Neris.
Referências
DESMURGET, M. La fábrica de cretinos digitales: los peligros de las pantallas para nuestros hijos. Barcelona: Península, 2019.
PAGNO, M. Crianças e adolescentes no celular: uso exagerado afeta o cérebro e a concentração; veja o que fazer [online]. G1, Saúde. 2023 [viewed 19 June 2023]. Available from: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/02/14/criancas-e-adolescentes-no-celular-uso-exagerado-afeta-o-cerebro-e-a-concentracao-veja-o-que-fazer.ghtml
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital: Manual de Orientações. Brasil: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019 [viewed 19 June 2023]. Available from: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf
Para ler o artigo, acesse
Tecnologia e Educação: Ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional na educação de crianças de 4 a 10 anos. Cadernos CEDES [online]. 2023, vol. 43, no. 120, pp. 2-4 [viewed 19 June 2023]. https://doi.org/10.1590/CC271503. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/5yJmHhhTX9hrvdQLSzS4zKn/
Links externos
Cadernos CEDES – CCEDES: http://www.scielo.br/ccedes/
Para ler a última edição dos Cadernos Cedes, acesse: https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2023.v43n120/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários