Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva

Iuri Salim de Souza, Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Marcelo Alberto de Oliveira, Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Renato Francisco Rodrigues Marques, Professor Associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Logo do periódico Educação & Sociedade

No Brasil, o futebol é percebido pela maioria dos jovens como uma estratégia de ascensão social. Mas o que muitos não sabem é que esse esporte demanda grande investimento de tempo, principalmente durante a adolescência, quando os jovens precisam conciliar treinamentos/competições com a rotina escolar, o que se torna um grande desafio.

As trajetórias dos atletas são singulares, e a relação entre esporte-escola é dependente da origem familiar, do conjunto de experiências vivenciadas pelos jovens nos seus mais diversos ambientes e contextos (trabalho, educação, esporte, estado), além da interação com diferentes pessoas. Grande parte desses jovens estudantes-atletas não alcançam a elite esportiva e, consequentemente, precisam se inserir no mercado de trabalho, no qual as melhores oportunidades de emprego estão associadas a graus mais elevados de escolaridade.

No artigo intitulado Entre o futebol e a escola: uma análise bourdieusiana sobre dupla carreira no Brasil, publicado no periódico Educação & Sociedade (vol. 44), que parte da tese de doutorado em Educação de Iuri Salim de Souza, que está sendo desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), destaca-se a relevância da compreensão desse fenômeno a partir de uma perspectiva sociológica.

Considerando os conflitos existentes na relação entre os espaços esportivo e acadêmico, promove-se uma reflexão sobre a maneira pela qual essa intersecção pode influenciar os jovens estudantes-atletas de futebol sobre as suas possibilidades de conciliação dessa dupla carreira, utilizando como lentes de análise as categorias propostas pela Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu.

Fotomontagem com duas imagens, uma embaixo e outra em cima. A primeira, situada acima, apresenta um campo de futebol, com jovens praticando o esporte. A segunda, abaixo da primeira, mostra uma pilha de livros sobre um fundo branco desfocado.

Fotomontagem. Fonte: Canva.

Os jovens estudantes-atletas de futebol no Brasil priorizaram mais a carreira esportiva, principalmente em idades próximas à profissionalização, existindo uma tendência de mudança para o período noturno de ensino, devido a um aumento de compromissos esportivos exigidos pelos clubes. Consequentemente, esses jovens tendem a ter um menor tempo de permanência escolar, que decorre de menor jornada nesse período de ensino e pelas faltas que ocorrem por viagens e/ou competições.

A associação desses fatores pode contribuir para agravar ainda mais o desinteresse pela escola e a evasão, os quais já demonstraram ser um problema social e econômico há muitas décadas no Brasil. Há também uma tendência desses estudantes-atletas virem a apresentar uma baixa linearidade escolar, a qual pode impactar em uma futura inserção/reinserção no mercado de trabalho, especialmente por parte dos jovens que não atingirão a elite esportiva.

O referencial teórico de Pierre Bourdieu auxiliou na reflexão sobre esses conflitos existentes nos campos acadêmico e esportivo e permitiu concluir que as maneiras como as instituições escolares e os clubes se estruturam para lidar com os estudantes-atletas de futebol no Brasil parece privilegiar aqueles agentes que já são mais favorecidos em ambos os espaços, o que parece reproduzir desigualdades sociais já existentes.

Desse modo, é importante que existam novas pesquisas que envolvam a dupla carreira acadêmica-esportiva, com o intuito de compreender essa realidade em diferentes locais do Brasil, principalmente no que diz respeito à evasão do ensino médio e à existência ou não de atraso escolar, que podem influenciar a percepção sobre as possibilidades de carreira nos estudantes-atletas e a inserção/reinserção no mundo de trabalho.

Ainda, há uma ausência de estudos sobre a influência das novas reformas do ensino médio no que diz respeito às percepções das carreiras dos indivíduos, o que merece ser investigado, assim como a perspectiva de diferentes agentes sociais que se relacionam à dupla carreira acadêmica-esportiva, como estudantes-atletas, familiares, gestores dos clubes e das escolas.

A seguir, assista ao vídeo de Iuri Salim de Souza ampliando a discussão sobre como o jovem brasileiro concilia a carreira de futebol e a escola.

Para ler o artigo, acesse

SOUZA, I.S., OLIVEIRA, M.A. and MARQUES, R.F.R. Entre futebol e escola: uma análise bourdieusiana sobre dupla carreira no Brasil. Educ Soc. [online]. 2023, vol. 44, e269734 [viewed 27 July 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.269734. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/X3Pmt7fhbGfGRRM9bcStcdw/

Links externos

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es

Educação & Sociedade – Redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram

Programa de Pós-Graduação em Educação (USP) – Instagram: https://www.instagram.com/ppgedu_usp/

Iuri Salim de Souza – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Iuri-Souza-3

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOUZA, I.S., OLIVEIRA, M.A. and MARQUES, R.F.R. Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/07/27/estudantes-atletas-de-futebol-no-brasil-tendem-a-priorizar-carreira-esportiva/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation