Intelectuais negros buscam promover descolonização do ensino através de insubordinações críticas

Gabriela dos Santos Coutinho, professora do Colégio Pedro II no departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da África. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII). Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo PPRER/CEFET-RJ e doutoranda em Educação pelo PPGE/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista.

O artigo Insubordinações críticas da intelectualidade negra brasileira: um olhar a partir da atuação do NEABI/CPII, publicado no vol. 39 (2023) do periódico Educação em Revista, tem por objetivo discutir a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CPII), localizado no Rio de Janeiro, a partir de experiências e narrativas dos (as) intelectuais negros (as) que dão vida a esse coletivo e que capitaneiam importantes espaços e ações de insubordinação crítica às realidades racistas, colonialistas e neocoloniais que se impõem no contexto educacional.

O texto é resultado da pesquisa de mestrado intitulada Narrativas de intelectuais negras/os e letramento racial: a atuação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II, realizada no Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (CEFET-RJ), entre 2019 e 2021. Em termos metodológicos, a pesquisa foi estruturada com base nas narrativas de quatro intelectuais negros (as) comprometidos (as) com a educação antirracista, que participaram ativamente do processo de criação do NEABI/CPII, em 2013, e que tiveram reconhecido protagonismo na constituição de práticas calcadas na (re)educação para as relações étnico-raciais e no combate ao racismo. 

Em resumo, o artigo aponta para quatro caminhos trilhados cotidianamente pelo Núcleo: o político-institucional, o político-epistemológico, o político-identitário e o político-pedagógico. Olhar para essas trilhas, individualmente, e para o diálogo que se estabelece nas encruzilhadas entre elas possibilita uma análise mais profunda dos pensares e fazeres desse grupo.

Figura 1. Letramento racial – âmbitos de atuação do NEABI/CPII e categorias de análise

Cabe destacar que o Colégio Pedro II é uma instituição de educação básica centenária, localizada no Rio de Janeiro, criada em um período imperial e escravocrata para formar as elites da sociedade brasileira. Então, pensar a experiência intelectual negra brasileira sob a ótica da atuação de um NEABI inserido nessa escola, que ainda carrega em alguma medida a insígnia de formadora de elites, é muito relevante para que possamos desconstruir as marcas da colonialidade que continuam presentes nos discursos e práticas escolares.

As reflexões resultantes desta pesquisa são a expressão de uma pequena parte da multiplicidade de práticas de tensionamento e insubordinação crítica promovidas pelo associativismo negro inerente ao NEABI/CPII e sinalizam a relevância dos diversos Núcleos espalhados em espaços escolares e acadêmicos do Brasil, assim como o protagonismo dos (as) intelectuais negros (as) no desenvolvimento de uma perspectiva decolonial de Educação.

Referências

COUTINHO, G. and ARRUDA, D. A implementação das cotas raciais nos concursos públicos para o magistério federal: Um olhar a partir do Colégio Pedro II. Revista Mana [online]. 2022, vol. 8, no. 3 [viewed 24 October 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0403. Available from: https://www.scielo.br/j/mana/a/wqxBbzPz3rnJZrBm7YfvfLG/ 

COUTINHO, G., ARRUDA, D., and OLIVEIRA, T. A política de cotas nos segmentos da Educação Básica no Colégio Pedro II. Educação e Sociedade [online]. 2021, vol. 42, pp.1-19 [viewed 24 October 2023]. https://doi.org/10.1590/ES.254900. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/4pwkzLx8JYJRH6rsxRNbcVK/   

COUTINHO, G. Narrativas de intelectuais negras/os e letramento racial: a atuação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II [online]. Dissertação de Mestrado, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro. 2021 [viewed 24 October 2023]. Available from: https://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/166_Gabriela%20dos%20Santos%20Coutinho.pdf   

GOMES, N.L. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. Epistemologias do Sul [online]. 2010, pp. 492-516 [viewed 24 October 2023]. Available from: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult/article/download/585/585 

GOMES, N.L. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, J., MALDONADO-TORRES, N. and GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 223-246.

GOMES, N.L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

PIO, A. and BAPTISTA, A. O núcleo de estudos afro-brasileiros do Colégio Pedro II: histórias de protagonismos negros. In: COLÉGIO PEDRO II. Coleção O Novo Velho Colégio Pedro II – Volume 3 – Diversidade. Rio de Janeiro: CPII, 2017, p. 49-62.

RATTS, A. Encruzilhadas por todo percurso: individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica. In: PEREIRA, A. M. and SILVA, J. (Orgs.). Movimento Negro Brasileiro: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009, p. 81-108.

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COUTINHO, G.S. Intelectuais negros buscam promover descolonização do ensino através de insubordinações críticas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/24/intelectuais-negros-buscam-promover-descolonizacao-do-ensino/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation